LER/DORT - CAUSAS E PREVENÇÃO

As LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) são afecções que podem acometer tendões, músculos, nervos e ligamentos, isoladas ou associadas, com ou sem degeneração de tecidos, atingindo principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço.
Enquadram-se nesta definição as tendinites (inflamação dos tendões), a tenossinovite (inflamação do tecido que reveste os tendões), epicondilites (inflamação dos tendões que se originam no cotovelo), bursites inflamação das bursas (pequenas bolsas situadas entre os ossos e tendões das articulações do ombro, cotovelo e joelho) e a síndrome do túnel do carpo (compressão do nervo mediano a nível do punho, causando dormência e perda da força do membro superior).

Todas são afecções de origem ocupacional, decorrentes de uso repetido e/ou forçado de grupos musculares e manutenção de postura inadequada.
E, embora no Brasil tenha sido descritas pela primeira vez na década de 80, sua descoberta não é recente: em 1700, o médico italiano Bernardino Ramazzini já as descrevia em seu livro “As doenças dos trabalhadores”.

No século XX, com a globalização e a ultra-competitividade econômica, estas afecções tomaram a dimensão de epidemia. Em 1998, nos Estados Unidos ocorreram 650 mil casos novos de LER, que foram responsáveis por dois terços das ausências ao trabalho. No Brasil, as LER/DORT são a segunda causa de afastamento do trabalho. Nos últimos cinco anos foram abertas 532.432 CATs (comunicação de acidente de trabalho), sem contar os trabalhadores que pleiteiam na justiça o reconhecimento do nexo casual.

A boa notícia é que a LER/DORT tem cura. Para ser eficaz, seu tratamento exige um bom diagnóstico e uma abordagem global. Mas o melhor caminho continua a ser o da prevenção: manter ambiente de trabalho em condições adequadas, tanto ergonomicamente quanto no que diz respeito a temperatura e níveis de ruído, fazer pausas durante a jornada de trabalho para exercícios de alongamento, retomar gradativamente as atividades que exijam movimentos repetitivos após um período longo de ausência ou férias. E, por fim, manter uma vida saudável, com boa alimentação, repouso e a prática regular de atividades físicas.

Dr.Jorge Bitun Neto

 
                    Endereço: Rua Bom Sucesso, 253 - Tatuapé     
  Site Map